Compartilhe:

Quanto tempo leva para abrir empresa em Porto Alegre?

Para abrir empresa em Porto Alegre, é importante realizar um planejamento prévio para que tudo saia como planejado. Questões como porte, capital social e objetivos do negócio não devem ser negligenciadas. 

Como abrir empresa em Porto Alegre: CNPJ 

Se você mora na cidade e tem curiosidade sobre negócios, com certeza já se perguntou como fazer para abrir empresa em Porto Alegre.

Por essa razão, a Resicon criou um conteúdo exclusivo para você tirar todas as suas dúvidas a respeito deste assunto.

É muito importante que, quem deseja abrir uma empresa, pense em diversos detalhes antes de concretizar essa ação, uma vez que estes detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é viabilidade de um projeto, organização de seus processos e retorno financeiro.

Por isso é recomendável que uma pesquisa de aprofundamento seja feita, onde pontos como o tamanho inicial do negócio (baseado no que pode ser investido como capital social), público-alvo e expectativas de retorno sejam respondidos, ainda que parcialmente.

Fazer esse tipo de análise vai auxiliar no processo de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ.

Esse cadastro será essencial na realização de operações do empreendimento e seu registro deve ser feito conforme o propósito do negócio.

Por exemplo, o cadastro de CNPJ pode ser concluído através do Portal do Empreendedor, quando da abertura de uma empresa de Microempreendedor Individual. 

Para os demais casos, como Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte, é necessário reunir documentos pessoais, definir a atividade econômica (CNAE) a ser desenvolvida pelo negócio e se conduzir até um órgão competente, que pode ser a prefeitura do município ou a junta comercial da região. 

Continue a leitura para saber quanto tempo demora para abrir empresa em Porto Alegre.

Quantos dias demora para abrir empresa em Porto Alegre?

Segundo um estudo divulgado pelo Portal do Governo Federal, atualmente o tempo médio gasto para se abrir uma empresa no país é de 13 horas.

Para a abertura de empresa em Porto Alegre, acaba não sendo muito diferente.

No entanto, é bom ter atenção a todos os detalhes. Confira as informações essenciais sobre seu estudo realizado previamente antes de concretizar o plano de abertura.

Se você ainda tiver dúvidas sobre qual a melhor opção no que diz respeito ao porte do empreendimento e ao regime de tributação mais adequado, não deixe de consultar profissionais especializados na área.

Atualmente, tem se tornado cada vez mais comum a contratação de empresas especializadas em planos de negócios.

Há também quem opte por conversar com profissionais experientes na área de contabilidade para tirar dúvidas sobre pagamento de impostos, custos com despesas e planificação da margem de lucro.  

E por falar em margem de lucro, conheça a seguir os custos para abrir uma empresa em Porto Alegre.

Quanto custa abrir uma empresa em Porto Alegre?

Para a abertura de uma empresa em Porto Alegre, os valores podem variar conforme o porte do negócio.

Embora a Receita Federal não cobre pelo serviço de abertura do CNPJ, outros gastos podem acabar entrando na conta quando um estabelecimento está sendo regularizado.

Entre documentação, consultoria, taxas da junta comercial e outras despesas relativas à identidade da marca, os gastos, de maneira geral, podem se iniciar em R$500,00 e aumentar conforme os serviços contratados para o processo. 

E você, já pensou em abrir uma empresa em Porto Alegre? Acesse a proposta da Resicon e saiba mais.